Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comsefaz pede ao Ministério da Saúde inclusão de fazendários estaduais no grupo prioritário de vacinação

O Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) enviou oficio ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quinta-feira (8), solicitando a inclusão dos servidores fazendários estaduais que atuam em postos fiscais e atividades volantes de fiscalização ao grupo prioritário da campanha de vacinação.

O pedido tem por base o Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a lei nº 13.979/2020, que define os serviços públicos e as atividades essenciais, e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. O ofício é assinado pelo presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles, secretário de Fazenda do Piaui.

Ele justifica que esses servidores que atuam em campo são responsáveis pelos trâmites de mercadoria na importação e exportação, seja em nível municipal, estadual ou federal. “Pela natureza de suas atividades, estão diariamente em contato com diferentes tipos de mercadorias e pessoas, sendo assim potencialmente expostos ao risco de contágio pelo vírus denominado como Covid 19”, diz o documento.

O ofício cita a definição de prioridade dada pelo Plano Nacional de Vacinação, seus objetivos e metas, e destaca a importância da prevenção e combate à sonegação fiscal e das receitas de impostos para a efetiva atuação do Estado no combate à Covid 19.

“Neste sentido, é evidente a importância da exclusão da restrição às atividades federais que passou a existir com a redação dada pelo Decreto nº 10.329, de 28 de abril de 2020, para que a essencialidade alcance os servidores estaduais e municipais de tributos que atuam em postos fiscais e atividades volantes de fiscalização, como parte da categoria que possui prioridade na campanha de vacinação promovida pelo Estado brasileiro, sem que seja feita uma diferenciação entre ordem federal, estadual e municipal”, conclui.

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Últimas Notícias