Siga-nos:        

Ipea promove webinar sobre Progressividade dos Tributos nas Pesquisas de Orçamentos Familiares

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizará nesta quarta-feira (19) o webinar A Progressividade dos Tributos Diretos nas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs) 2008/9 e 2017/18. O evento acontecerá das 15h às 16h15, com transmissão ao vivo pelo canal do Ipea no Youtube.

A abertura será feita pelo diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Tiago Machado Oliveira, com palestra de Pedro Humberto Bruno de Carvalho Júnior e mediação de Rodrigo Orair, ambos pesquisadores do Ipea.

O webinar envolve um tema relevante, que atualmente é objeto de debate nas propostas de Reforma Tributária em discussão no Congresso – a progressividade dos tributos, um item de agenda incluído na Carta conjunta que o Comsefaz e entidades como CNM (Confederação Nacional de Municípios), Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), Movimento Destrava Brasil e Movimento Pra Ser Justo apresentaram em defesa da reforma do sistema tributário.

Referência latino-americana em pesquisas econômicas e administrativas e interlocutor frequente do Comsefaz, o Ipea, em recente interlocução com nossa administração, informou que está transferindo suas instalações do prédio do BNDES, no Setor Bancário Sul, para sede própria, no Centro Empresarial Brasília 50, na quadra 702/902 da Asa Sul, em Brasília (DF).

Adquirida por meio de permuta com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), mediante a cessão de dois terrenos residenciais, o prédio é um conjunto de duas torres de escritórios corporativos de sete pavimentos, com acessos independentes, interligados por subsolos de garagem, espaços para lojas e restaurantes. O Ipea ocupará a torre B, com mais de 16 mil metros quadrados de área e 240 vagas de garagem. Segundo a direção do Instituto, a sede própria vai possibilitar uma economia de R$ 10 milhões por ano em aluguel e serviços de manutenção.

Data: 19 de maio de 2021