Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Evento debate o papel da administração tributária eficiente para o desenvolvimento socioeconômico

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de desafios para a sociedade como um todo e para o setor público. Ao mesmo tempo, exigiu que a transformação digital fosse acelerada. Para discutir como essas transformações impactaram a administração tributária e o desenvolvimento das cidades e dos estados, possibilitando a oferta de serviços mais eficientes, a Dell Technologies, a Intel e a VMware promoveram, nesta quinta-feira (29), a terceira edição do evento virtual Sociedade Conectada.

Participaram o diretor-institucional do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), André Horta; o presidente da Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais), Jeferson Passos; e diretor para Setor Público da Dell Technologies Brasil, Bruno Assaf, com mediação da jornalista Patrícia Travassos. Eles debateram o papel da administração tributária e a importância da capacitação e mudança da mentalidade em relação à tecnologia para o aumento da competitividade do país.

Em sua fala, André Horta destacou o processo de digitalização das Fazendas estaduais, que permitiu a implementação de projetos como a Nota Fiscal Eletrônica, que trouxe um grande salto na arrecadação dos estados, e o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), que integra todos os documentos fiscais de transporte de cargas no país e permite agilidade e eficácia na gestão e no controle dos serviços de transportes.

Ele destacou também iniciativas locais como os aplicativos para uso dos cidadãos, desenvolvidos pelas fazendas estaduais. “Inicialmente, apenas consolidaram os programas de incentivo à emissão de Nota Fiscal, mas posteriormente incorporaram aplicações como a listagem de cupons fiscais dos consumidores, que facilitam o controle de contas domésticas e o exercício dos direitos do consumidor,” explica o diretor institucional do Comsefaz. 

Jeferson Passos, que é secretário de Finanças de Aracaju (SE), citou iniciativas que agilizam e dão mais eficácia aos serviços. “Em Aracajú, por exemplo, atingimos no último ano 95% dos atendimentos online na Secretaria de Finanças, reduzindo nossos postos de atendimentos presenciais de quatro para apenas um”, ressaltou. O presidente da Abrasf destacou, ainda, que a modernização dos serviços públicos leva ao aumento da competitividade do Brasil e a uma geração maior de emprego e renda para a população.

O diretor da Dell Technologies, Bruno Assaf, apresentou o case de Transformação Digital da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul, onde foi implementado um projeto de Big Data Analytics com o objetivo de aumentar o poder de análise dos auditores fiscais. O resultado foi um aumento de arrecadação de mais de R$ 1 bilhão em um ano. “O projeto permitiu que processos de auditoria que duravam cerca de uma semana passassem a ser feitos em 5 minutos. Além disso resultou em outras inovações e projetos, como a melhoria da qualidade de aquisição de medicamentos com uma redução de custos de cerca de R$ 200 milhões por ano e mais medicamentos para a população”, citou.

Ele ressaltou que a transformação digital já vinha em curso e se acelerou com a pandemia da Covid-19. “O Brasil tem a quarta população mais conectada do mundo. Precisamos expandir e aprimorar, agora, o acesso a serviços e informações confiáveis, com segurança de dados em âmbito federal, estadual e municipal. Para isso, o principal fator é a mudança de mentalidade que já vem acontecendo. Hoje todo mundo pensa no digital primeiro”, destacou. “A tecnologia é uma ferramenta para o desenvolvimento humano e só tende a crescer”. 

Últimas Notícias