Encontro de Países Ibero-Americanos tem painel com representantes do Comsefaz

Encontro de Países Ibero-Americanos tem painel com representantes do Comsefaz

4 de maio de 2022 Off Por comsefaz

O secretário de Fazenda do Pará, René Sousa Júnior, representou o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados) no IX Encontro de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal Intergovernamental de Países Ibero-Americanos nesta quarta-feira (04). O evento aconteceu de forma online e presencial na cidade de Madri, Espanha.

O encontro tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os países que compõem o Fórum Ibero-Americano de Administração Fiscal e Orçamentária Intergovernamental, que é presidido pela brasileira Célia Carvalho, auditora da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais e coordenadora do Grupo de Gestores de finanças estaduais, Gefin.

René Sousa Júnior participou de painel que tratou dos desafios e perspectivas para a cobrança de impostos, as formas de melhorar a carga tributária e a receita pública. Em sua apresentação, o secretário de Fazenda do Pará sustentou os argumentos defendidos pelo Comitê para a reforma tributária no Brasil. O secretário representou o presidente do Comsefaz, Décio Padilha.

O evento é promovido anualmente pelo Foro Ibero-americano de Coordenação Orçamentária e Fiscal Intergovernamental composto por representantes do Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai, Espanha, Equador, Peru e Paraguai. Na edição de 2022 são três dias, de 4 a 6 de maio, de debates e trocas de conhecimento.