Colegiados técnicos do fisco promovem discussão sobre transformação digital dentro da gestão fazendária

Colegiados técnicos do fisco promovem discussão sobre transformação digital dentro da gestão fazendária

16 de maio de 2022 Off Por comsefaz

“A importância da Transformação digital na Gestão Fazendária” foi o tema do webinar promovido pelo ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), COGEF (Comissão de Gestão Fazendária), GEFIN (Gestão estratégica das Finanças) e GDFAZ (Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendári) juntamente com o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), na última quarta-feira (11). O presidente do comitê, Décio Padilha, realizou a abertura do evento parabenizando a iniciativa, bem como destacando a importância do debate para a produção de conhecimentos e soluções sore a nova realidade da era digital dentro da gestão fazendária

O evento teve o intuito de incorporar a transformação digital dentro da gestão fazendária e promover a valorização do desempenho dos servidores da carreira fazendária por meio das novas tecnologias. Conforme o Coordenador Geral do ENCAT, Luiz Dias, “o evento tem a proposta de buscar novos meios de atuação e relacionamento com a sociedade em busca de otimização da Administração e melhoria da prestação dos serviços para a sociedade”.

O webinar aliou diversas áreas da gestão fazendária como fiscalização, arrecadação, gestão de pessoas, entre outras, além de contar com quatro grupos temáticos para o fortalecimento da ação e do federalismo brasileiro. Para o presidente do Comsefaz, Décio Padilha, é preciso preparar os sistemas fazendários, os auditores para esse mundo digital. “A transformação digital é disruptiva, significa aprender uma nova forma de raciocinar, enxergar e produzir soluções”, falou Padilha.

Promover a cooperação técnica e científica no âmbito da administração financeira e tributária é uma das diretrizes do Comsefaz e a transformação digital dentro da gestão fazendária é necessária para o fortalecimento do federalismo fiscal e aprimoramento das competências que colocarão as Secretárias de Fazenda num lugar de destaque no futuro. Para o diretor institucional do comitê, André Horta, o seminário é uma oportunidade de os profissionais debaterem sobre os desafios e oportunidades da modernização dos sistemas da gestão fazendária.

O seminário é uma importante oportunidade de estudarmos as óbvias vantagens, mas também os novos problemas que são trazidos pela transformação digital. Parabenizar a elogiável iniciativa, tendo certeza que ela enriquecerá o debate público sobre esse assunto”, André Horta.