Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do Comsefaz, Décio Padilha, fala sobre reforma tributária no 19º Conafisco

No último domingo (06), o presidente do Comsefaz, Décio Padilha, participou da 19ª edição Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Conafisco. Décio Padilha integrou a mesa de abertura, que teve como tema: “Desafios da Fiscalização Tributária Subnacional – possibilidade de reforma do sistema tributário”. O painel também contou com a presença do professor Guilherme Mello (IE/Unicamp), do economista Igor Rocha (FIESP), tendo o professor Eduardo Fagnani (IE/Unicamp) como moderador dos debates.

 

O presidente do Comsefaz falou sobre os momentos ao longo da história que contribuíram para o desequilíbrio do pacto federativo e destacou o cenário fiscal caótico a ser enfrentado pelos estados no ano de 2023, devido às duras mudanças estruturais realizadas recentemente sobre o ICMS, por meio da LC 192/2022 e LC 194/2022. Para Décio Padilha, a reforma tributária no Brasil é essencial para simplificar e modernizar o sistema tributário nacional.

 

“O Brasil necessita de uma reforma tributária que altere todo nosso sistema tributário, tornando-o mais simples, diminuindo a quantidade de impostos e, sobretudo, que seja mais justo para as classes mais baixas, aliviando a tributação sobre o consumo e concentrando mais na renda e no patrimônio, uma reforma que alinha o Brasil com os sistemas tributários dos países mais desenvolvidos do mundo” – afirmou o presidente do Comsefaz.

 

O Congresso é uma realização da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, em parceria com o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia – Sindsefaz e este ano tem os trabalhos norteados pelo tema: Tributação, Justiça Social e Inovação – Por um país menos desigual.  O evento está sendo realizado no Costa do Sauípe Resort, na cidade de Mata de São João-BA e se estende até o dia 10 de novembro.

Últimas Notícias