Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do Comsefaz recebe Mérito Fazendário no Paraná, visita governador do Estado e reforça defesa do equilíbrio federativo

O presidente do Comsefaz, Flávio César, realizou, nesta quarta-feira (4), uma visita institucional ao Paraná. Com uma extensa agenda de reuniões e audiências em Curitiba, ele foi recebido pelo governador do Estado, Ratinho Júnior, e também pelo secretário de Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara.

O Paraná é o 17º estado brasileiro visitado pelo presidente Flávio César, que vem percorrendo o país desde fevereiro deste ano ouvindo os gestores estaduais e os técnicos tributários sobre as demandas e desafios de cada região, além de conhecer as iniciativas e projetos inovadores realizados pelas Fazendas.

Das mãos do secretário Norberto Ortigara, o presidente do Comsefaz recebeu a medalha do Mérito Fazendário, principal honraria concedida pela Fazenda do Paraná. Instituída em 2021, a comenda foi entregue a Flávio César pelos esforços empreendidos por ele na condução dos trabalhos em defesa dos estados na reforma tributária.

Presidente do Comsefaz, Flávio César, recebeu a maior honraria Fazendária do Paraná

Durante a visita ao Paraná, o presidente do Comsefaz destacou os desafios da reforma tributária, em fase final de regulamentação no Senado Federal e que entrará em vigor a partir de 2026, com o início do funcionamento do Comitê Gestor do IBS. Secretário de Fazenda do Mato Grosso do Sul, Flávio César aproveitou a visita para estreitar ainda mais as relações com o estado vizinho:

“Conversamos sobre os grandes desafios para os estados brasileiros diante das profundas transformações trazidas pela reforma tributária. Reafirmamos também o fortalecimento dos laços entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul- dois estados que compartilham não apenas fronteiras, mas uma relação comercial sólida e histórica, essencial para o desenvolvimento regional e nacional”, destacou o presidente.

Segundo ele, conhecer a realidade dos estados é fundamental para entender as dinâmicas e as particularidades de cada unidade da federação.  

“Assim, quando o Paraná levar uma demanda ou defender algo que seja de interesse do Estado, nós teremos a real compreensão para poder defender e lutar por aquilo, preservando os interesses locais”, disse.

Presidente do Comsefaz, Flávio César, e governador do Paraná, Ratinho Júnior

Na avaliação do secretário de Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, esse trabalho dos estados em conjunto com o Comsefaz é de vital importância tanto para garantir uma transição tranquila para o novo sistema quanto para costurar essa defesa dos interesses locais com os demais estados – algo que, segundo ele, vem funcionando bem.

“Prova disso é que, em pouquíssimo tempo, todos os estados já indicaram os nomes que vão compor o Comitê Gestor do Imposto Sobre Bens e Serviços (CGIBS), o que reforça essa sinergia toda”, afirma.

Um dos papéis do comitê gestor será a distribuição de receitas para estados e municípios a partir do novo sistema tributário.

Experiência

O presidente do Comsefaz explicou, ainda durante a visita, que um dos papéis do Comitê é justamente promover essa troca de experiências entre as diferentes unidades da federação, fazendo com que medidas que funcionaram em uma região possam ser aplicadas em outras – e é nesse contexto que o Paraná se destaca como uma referência. Ao ouvir o secretário Ortigara fazer um balanço da gestão Fazendária no Estado, Flávio César elogiou o trabalho do colega e da equipe da Sefaz/PR:

“Os números aqui apresentados me impressionaram muito. Os níveis de desenvolvimento do Estado e de excelência da Secretaria da Fazenda são altíssimos”, disse.

Secretário de Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara fez um balanço positivo da gestão

Eficiência

Para o secretário paranaense, o bom desempenho do Estado é resultado de um trabalho contínuo em busca de eficiência – esforço que se traduz nas diversas conquistas obtidas pelo Paraná ao longo do último ano, como a Capag A+ pelo Tesouro Nacional, a melhoria do perfil de crédito em agências internacionais e os próprios recordes de investimento.

“São marcas importantes que mostram nosso compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos, mas queremos mais”, aponta Ortigara, que também ocupa a vice-presidência do Comsefaz (Região Sul) no biênio 2025-2027.

“E esse trabalho em conjunto com o Comitê e os demais estados é fundamental para isso”, concluiu.

Últimas Notícias