Primeiro ministro da Fazenda de um governo brasileiro a visitar a sede do Comsefaz, Fernando Haddad concedeu uma entrevista exclusiva à Revista Comsefaz.
Ele defendeu a construção de um federalismo fiscal cooperativo que respeite a autonomia dos entes e evite ingerências indevidas entre diferentes esferas da Federação.
O ministro destacou também a importância do diálogo federativo entre União, Estados e Municípios, e elogiou a postura do Comsefaz no processo de regulamentação da reforma tributária.
“Em primeiro lugar, quero dizer que me senti honrado por ter sido o primeiro ministro a visitar a sede do Comsefaz e pela maneira como fui recebido. A integração entre União, Estados e Municípios é uma prioridade permanente nas ações do Governo Federal e do Ministério da Fazenda. Uma das principais características do novo sistema de tributação do consumo, instituído pela Emenda Constitucional 132, que o Congresso Nacional promulgou em dezembro de 2023, é essa integração federativa, que exige uma mudança de cultura. Nosso desafio é reforçar a atuação cooperativa no modelo de federalismo fiscal brasileiro”, disse.
Leia a entrevista completa com o ministro da Fazenda, Fernand Haddad, em comsefaz.org.br/revista