A Associação Nacional de Fiscais e Tributos Estaduais (Febrafite) anunciou os vencedores da edição 2025 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A cerimônia foi realizada no Brasília Palace Hotel, na capital federal, e reuniu autoridades, patrocinadores, convidados e os autores dos projetos vencedores.
O Comsefaz apoia e patrocina o prêmio. A assessora técnica Carolina Michelman participou da curadoria que selecionou os 13 finalistas. Ao todo, 485 trabalhos foram inscritos – 70% a mais que em 2024 – e participaram de quatro categorias: escolas, instituições, imprensa e tecnologia.
“O prêmio é importante na medida em que reconhece e deixa em evidência a temática da educação fiscal para a sociedade. As Fazendas estaduais têm inovado nessa área com boas ações e projetos, o que também contribuiu para conscientizar o cidadão sobre o papel da educação fiscal na vida das pessoas. O Comsefaz apoia o prêmio e parabeniza a Febrafite e os vencedores”, disse.
Também prestigiaram a premiação o diretor Institucional do Comsefaz, André Horta, que entregou uma das premiações e os assessores Flávio Arantes e Camila Sampaio.
Entre os projetos que ficaram em 1º lugar, destaque para os estados do Ceará (escolas), Minas Gerais (instituições), Paraíba (imprensa) e Mato Grosso do Sul (tecnologia)
Homenagem
Em 2025, a cerimônia contou com o lançamento do livro Educação Fiscal, Justiça Tributária e Cidadania, obra coletiva financiada pelo Instituto Brasileiro de Tributos Municipais (IBTM). O livro reúne reflexões de especialistas sobre consciência tributária, responsabilidades institucionais e o impacto da tributação na redução das desigualdades.
Homenageada na obra, a auditora fiscal da Receita Federal Fátima Cartaxo foi convidada ao palco e deixou uma mensagem ao público sobre a urgência de fortalecer a educação fiscal no Brasil.
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal tem o patrocínio do Serpro, do BID, do Sindifisco Nacional, da Unafisco Nacional, da Anfip e do Sinafresp. A premiação conta ainda com a parceria do Ministério da Educação, da Receita Federal, da ENAP, do GT66/Confaz, do Encat, do CIAT, da OAB Nacional, da Conamp, da TV Globo e do Congresso em Foco.
Desde sua criação, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal já mobilizou milhares de estudantes, professores, comunicadores e gestores públicos, reconhecendo projetos que fortalecem o entendimento da função social dos tributos e incentivam o controle social.
Em 2025, mais uma vez, os vencedores mostraram que a educação fiscal é capaz de transformar vidas, ampliar oportunidades e aproximar o cidadão do Estado, promovendo transparência, responsabilidade e justiça fiscal em todo o país.
VENCEDORES – PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL 2025

Categoria Escolas
1º lugar – Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Médici (Campos Sales/CE)
Representante: Gilde Silva Veloso
2º lugar – Escola Cidadã Integral Técnica João Pereira Gomes Filho (João Pessoa/PB)
Representante: Manoel Messias da Silva
3º lugar – Escola Municipal Professora Clotilde Rocha (Barroso/MG)
Representante: Laurimar da Silva Rosa
Categoria Instituições
1º lugar – Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo (TCE-MG)
Representante: Rodrigo Marzano Antunes Miranda
2º lugar – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Representante: Naira Denise Kalb
Categoria Imprensa
1º lugar – Jornal da Paraíba
Representante: Felipe da Silva Nunes
2º lugar – G1 Paraíba
Representante: Iara Alves
Categoria Tecnologia
1º lugar – Jogo Digital Fiscalização Animal com Jack Arex e Karol Karol (Campo Grande/MS)
Representante: Alexandre Soares da Silva
2º lugar – Uma nova história para a Educação Fiscal do MS: brincando e aprendendo através de jogos lúdicos (Campo Grande/MS)
Representante: Celeny Fernandes Alves
Fonte: Com informações da Febrafite