Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do Comsefaz destaca papel do Comitê Gestor do IBS no maior congresso de estudos tributários do país

O presidente do Comsefaz, Flávio César, participou, nesta quarta-feira (10), do XXII Congresso Nacional de Estudos Tributários realizado pelo IBET, em São Paulo.

O evento reúne de 10 a 12 de dezembro grandes especialistas da área e faz uma homenagem ao renomado jurista Paulo de Barros Carvalho, que morreu, em agosto de 2025, aos 86 anos de idade.

O presidente Flávio César participou da mesa “Sistema Tributário Nacional e Estabilidade da Federação Brasileira” ao lado de Angela Maria da Motta Pacheco (advogada e Professora IBET), Roque Antonio Carrazza (advogado e professor IBET), Sacha Calmon Navarro Coêlho (ex-Titular UFRJ, advogado, presidente honorário e fundador ABRADT), Paulo Ayres Barreto (livre-docente e professor da USP, advogado, coordenador do curso Tributação Internacional IBET e IBET Rio de Janeiro), Tácio Lacerda Gama (advogado, presidente IAT e Professor do IBET) e Jean Cleuter Simões Mendonça (mestre IBET, advogado, presidente OAB/AM e coordenador do IBET Manaus).

Em sua palestra, Flávio César destacou o papel do Comitê Gestor do IBS para a manutenção do pacto federativo brasileiro:  

Estar no maior congresso da área no país, ao lado de nomes de profundo reconhecimento técnico, reforça a responsabilidade e o privilégio de contribuir para esse debate. Tive a satisfação de compartilhar um pouco do trabalho que conduzimos no Comsefaz e no Comitê Gestor do IBS, especialmente neste período em que a implementação da reforma tributária exige clareza, equilíbrio federativo e decisões institucionais maduras”, disse.

Flávio César é presidente do Comsefaz e do Comitê Gestor do IBS

Ainda durante a apresentação, o presidente do Comsefaz, que também preside o Comitê Gestor do IBS, abordou temas centrais com o papel do comitê na preservação do pacto federativo, os riscos da paralisia institucional, os desafios da composição do Conselho e a urgência da estruturação técnica para que o IBS comece a operar em 2026, conforme aprovado pelo Congresso.

“São diálogos como este, qualificados, profundos e fundamentados que fortalecem a transição para um sistema mais simples, eficiente e cooperativo”, afirmou.

O XXII Congresso Nacional de Estudos Tributários segue com a programação de palestras e debates até sexta-feira, 12 de dezembro. Acompanhe o evento pelos canais de divulgação do Ibet.

Últimas Notícias