Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretários aprovam por unanimidade prestação de contas de 2019 do Comsefaz

Em reunião por videoconferência, nesta quarta-feira (3), o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) aprovou por unanimidade a prestação de contas relativa a 2019.

Também foram discutidas iniciativas relacionadas ao auxílio emergencial aos estados e municípios para enfrentamento da crise da covid-19, perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), adiamento do pagamento de precatórios e o acordo entre estados e União, homologado pelo Supremo, sobre a Lei Kandir.

A videoconferência deu continuidade à 27ª Reunião Ordinária do Comsefaz, iniciada no dia 27 de maio. A prestação de contas de 2019 foi aprovada pelo Conselho Fiscal no dia 26 de maio e, agora, submetida à apreciação do plenário do Comsefaz, sendo ratificada a aprovação em sua integralidade e sem ressalvas.

A apreciação das contas envolveu um amplo debate sobre a atuação do Comsefaz em defesa das pautas de interesse dos estados, a articulação junto à União, aos poderes Legislativo e Judiciário e organismos públicos e a importância de fortalecimento institucional do Comitê.

Os secretários destacaram conquistas, defenderam uma maior integração dos estados nas atividades do Comsefaz e apontaram críticas e sugestões para melhorar a transparência e a governança do Comitê.

O diretor-institucional, André Horta, destacou que o Comitê tem procurado desenvolver atividades de proteção e defesa dos interesses dos estados, sobretudo na articulação junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e na discussão de projetos de pesquisas e eventos para subsidiar os estados de informações e dados sobre o sistema federativo.

O presidente Rafael Fonteles afirmou que a estrutura física criada em 2019, embora ainda reduzida, permitiu importantes vitórias na defesa de pautas dos estados. E defendeu que o reforço da estrutura para fortalecer a atuação e ampliar as conquistas.

Últimas Notícias