O Comsefaz e o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Cicef) realizam, em 14 de outubro (terça-feira), uma apresentação atualizada da 2ª edição do Boletim Fiscal dos Estados Brasileiros. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Comsefaz, no Youtube, a partir das 17h.
No Update da 2ª edição do Boletim Fiscal dos Estados Brasileiros, os pesquisadores elaboraram uma análise de conjuntura econômica com destaque para as finanças dos estados, atualizando os dados divulgados na edição anterior, publicada em junho.
“Nessa edição faremos a atualização e um maior aprofundamento da análise apresentada na edição de junho de 2025, incorporando as informações mais recentes sobre a evolução da economia brasileira no primeiro semestre de 2025”, destaca o presidente do Comsefaz, Flávio César, que fará a abertura da live.
A apresentação dos dados fiscais será conduzida pelo diretor-presidente do Cicef, Carlos Pinkusfeld Bastos. Após a explanação, haverá um debate com participação da auditora fiscal e assessora da secretaria de Fazenda de Minas Gerais, Simone Mello de Paula. Técnicos das Fazendas estaduais que já tiveram acesso à prévia do texto ou se interessem pelo tema poderão fazer, pela plataforma zoom, considerações sobre os dados apresentados.
“A partir de dados oficiais, esse Update oferece uma visão integrada sobre o desempenho da atividade econômica, do mercado de trabalho, das contas externas, do crédito, dos resultados do governo central, da inflação e das perspectivas de crescimento do PIB até o final do ano”, reforça o diretor-presidente do Cicef, Carlos Pinkusfeld Bastos.
As apresentações têm sido transmitidas pelo canal do Comsefaz e os boletins estão publicados no site do Comsefaz e do Cicef.
Dados fiscais
A análise das finanças dos entes estaduais é realizada a partir da extração dos dados divulgados nos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) até o 3º bimestre, bem como do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) até o 1° quadrimestre. Os resultados são apresentados de forma individualizada por Unidade Federativa (UF), além de evidenciados sob os recortes regionais e em seu resultado agregado total.
As duas primeiras seções abordam o comportamento das receitas e das despesas, destacando suas variações reais no período avaliado em face ao mesmo recorte temporal do ano passado, detalhando os principais componentes que influenciaram nos resultados encontrados. Fechando a seção dos entes estaduais, apresenta-se os resultados primários, seus níveis de endividamento e caixa.
SERVIÇO:
Update da 2ª edição do Boletim Fiscal dos Estados Brasileiros
Data: 14 de outubro (terça-feira)
Hora:17h
Local: transmissão ao vivo pelo canal do youtube do Comsefaz
Participações confirmadas: presidente do Comsefaz, Flávio César; diretor-presidente do Cicef, Carlos Pinkusfeld Bastos, e auditora fiscal e assessora da secretaria de Fazenda de Minas Gerais, Simone Mello de Paula.