O presidente do Comsefaz, Flávio César, destacou, nesta terça-feira (21), em Orlando (EUA), os desafios do Brasil ao longo do processo de elaboração e regulamentação da reforma tributária. Ele foi um dos painelistas do Gartner IT Symposium/Xpo 2025, maior evento do mundo para executivos e lideranças de tecnologia de informação e negócios.
Eleito em 1º de agosto também para presidir o Comitê Gestor do IBS, entidade pública sob regime especial que vai administrar a arrecadação e a distribuição de aproximadamente R$ 1 trilhão por ano, Flávio César valorizou a experiência de participar, pela primeira vez, do Gartner, na Flórida:
“O Gartner nos traz um conceito de gestão pública com eficiência e sobretudo um exercício da verdadeira liderança nos processos, tanto no âmbito público como no privado”, disse.
Entre os convidados brasileiros que também participaram do simpósio, estavam presentes os secretários de Fazenda de São Paulo, Samuel Kinoshita, e do Rio Grande do Sul, Pricilla Santana. O assessor especial da presidência, Matheus Menegaz, também participou do evento.
Durante a explanação, Flávio César fez um histórico dos debates acumulados sobre a reforma do sistema tributário brasileiro em mais de 30 anos:
“O Brasil passa por um momento de transformação. A reforma tributária vem sendo amplamente discutida no Congresso Nacional por vários setores da sociedade, incluindo estados e municípios, e finalmente é uma realidade com a Emenda Constitucional 132. São mais de três décadas de debates acumulados e toda essa fase de estruturação está focada em três pilares centrais: simplificação, maior transparência e justiça social”, afirmou.

Parceria
Sobre a parceria federativa entre estados e municípios, o presidente Flávio César lembrou que a criação do Pré-Comitê Gestor, antes da implementação da reforma, foi crucial para antecipar decisões:
“O Pré-Comitê Gestor é um entendimento entre estados e municípios para que pudéssemos antecipar a complexidade dos desafios que temos diante desse novo cenário. Estamos trabalhando desde janeiro deste ano, com as duas entidades representativas dos municípios, a Frente Nacional das Prefeitas e dos Prefeitos (FNP) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), representando todos os entes subnacionais, o que engloba todos as 27 unidades da federação e mais de 5.500 municípios”, explicou o presidente do Comsefaz, que ressaltou mais uma vez o empenho de quase dois mil técnicos das Fazendas estaduais e municipais ao longo dos últimos meses:
“Um trabalho muito eficiente e fundamental para que pudéssemos avançar nos primeiros passos dessa estruturação”, salientou.
Diversidade
A diversidade dos estados brasileiros foi outro fator citado pelo presidente do Comsefaz para explicar a complexidade dos desafios enfrentados durante a implementação da maior transformação da história no sistema de cobrança de tributos do país:
“Tem sido uma experiência realmente muito desafiadora. Especialmente porque cada colega secretário enfrenta uma realidade diferente. A minha realidade como secretário do Mato Grosso do Sul é bem diferente da realidade que a secretária Pricilla Santana enfrenta no Rio Grande do Sul, que também é bem diferente dos desafios que o secretário de São Paulo, Samuel Kinoshita, tem no dia a dia. E somada à realidade distinta dos estados estão as de mais de 5.500 municípios. Por isso, além do que foi construído até aqui, com o empenho de todos os entes envolvidos, e o apoio de secretários e técnicos, precisamos avançar muito mais”, afirmou.
Ao final, Flávio César voltou a elogiar a organização e a qualidade do Gartner IT Symposium/Xpo 2025 e deixou em aberto a possibilidade de futuras parcerias:
“Quero agradecer a oportunidade pela experiência de estar aqui nesses dias, conhecendo novas tecnologias e avaliando os processos em que poderemos avançar, pensando até em possíveis parcerias no futuro”, concluiu.
Presente e futuro

Convidados pelo presidente do Comsefaz, os secretários de Fazenda Samuel Kinoshita (SP) e Pricilla Santana (RS) subiram ao púlpito para fazer uma saudação à plateia formada por convidados brasileiros e estrangeiros.
“Estou impressionado com a dimensão, a qualidade dos painéis e sobretudo com a organização de um evento dessa dimensão e qualidade”, reforçou Kinoshita.
Essa foi a segunda participação da secretária Pricilla Santana no Gartner IT Symposium/Xpo. Para ela, o evento dialoga com o presente e o futuro:
“Pela segunda vez sairei embevecida pela oportunidade de discutir o futuro sem deixar de olhar o hoje, o agora. Tenho a convicção de que tudo que analisamos hoje terá reflexo e repercussão no futuro”, encerrou.