O presidente do Comsefaz, Flávio César, visitou, nesta terça-feira (12), o estado do Amapá, onde cumpriu uma extensa agenda de compromissos institucionais. Durante a programação, ele foi recebido pelo secretário de Fazenda, Jesus Vidal, e também participou de uma audiência com o governador do Estado, Clécio Luís Vieira. Durante a visita, Flávio César foi acompanhado pelo assessor da presidência do Comitê, Matheus Menegaz.
O Amapá foi o 19º estado visitado pelo presidente do Comsefaz, que vem percorrendo o país ouvindo in loco as demandas de cada estado da federação.
Essa foi a primeira visita institucional de Flávio César após a eleição dele, em 1º de agosto, para presidir também o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), principal entidade pública de interesse especial instituída pela reforma tributária.
O IBS terá gestão compartilhada entre estados e municípios, substituindo o ICMS e o ISS. A estimativa é que a arrecadação do IBS alcance R$ 1 trilhão ao ano.

Visita
Na primeira agenda do dia com o secretário Jesus Vidal, o presidente Flávio César conheceu a equipe da Sefaz, elogiou o trabalho integrado do corpo de servidores e ouviu as principais demandas fazendárias do estado.
O secretário Vidal agradeceu a visita e pontuou as perspectivas dos amapaenses em relação à reforma tributária, especialmente no que se refere à área de livre e comércio da região Norte.
Governador
Após almoço, o presidente Flávio César e o assessor Matheus Menegaz se reuniram com o governador Clécio Luís Vieira na governadoria. Na ocasião, Flávio César fez um histórico sobre a instalação do Comitê Gestor, destacando o compromisso do Comsefaz com o cumprimento dos prazos legais estabelecidos pela nova legislação para não prejudicar o calendário da reforma tributária que prevê o início dos testes do IBS a partir de 1º de janeiro de 2026.
Durante a audiência, o presidente Flávio César elogiou a gestão de excelência do secretário Jesus Vida à frente da secretaria de Fazenda do Amapá e a condução do Estado pelo governador Clécio Luís Vieira:
“Quero destacar a excelência da gestão do governador Clécio e a qualidade do trabalho do secretário Jesus Vidal e de sua equipe. Viemos conhecer a realidade do Estado do Amapá tendo em vista que o Brasil é um país continental onde cada região tem suas especificidades. Aliás, os estados que compreendem as áreas de livre e comércio têm suas particularidades e nós precisamos voltar os olhos nesse sentido. Reforço nosso compromisso de estar atento às necessidades e demandas do estado do Amapá, sobretudo atuando em parceria, de modo a harmonizar as expectativas com os demais estados e regiões brasileiras para que possamos avançar na perspectiva que temos com o novo sistema tributário do país”, afirmou.
O roteiro final da visita ainda contemplou os aparelhos culturais do Estado, como Museu Sacaca, o Marco Zero do Equador (atualmente em reforma) e a Fortaleza de São José de Macapá.