A primeira turma do Máster em Fazenda Pública, Administração Financeira e Tributária vai concluir o curso em setembro. A iniciativa do curso foi idealizada a partir de uma parceria inédita entre o Comsefaz e a Universidad Nacional de Educación a Distância.
As dissertações elaboradas ao longo dos estudos serão defendidas e apresentadas, entre os dias 17 e 27 de setembro, durante o seminário “Tendências nas administrações Tributárias e suas adaptações a um novo mundo”. O evento conta com extensa programação e ocorrerá no Instituto de Estudos Fiscais, em Madri, na Espanha.
Estarão em Madri 26 estudantes brasileiros e quatro orientadores. Do Comsefaz, participam o diretor institucional, André Horta, e a coordenadora Administrativa Marcela Batista, uma das formandas.
As palestras do seminário serão divididas conforme as temáticas das áreas financeira e administrativa.
Entre os palestrantes estão especialistas da Espanha e do Brasil nas áreas financeira e tributária, entre eles membros do Colegiado do Comsefaz, como o secretário de Fazenda do Pará, René Sousa de Oliveira Jr, que falará a respeito da COP 30, que ocorre em novembro de 2025, em Belém (PA).
Temas como “desigualdade e políticas públicas”, “governança e descentralização do setor público”, “reforma do modelo de organização e funcionamento da AT”, “Informação e assistência ao contribuinte”, além da apresentação das dissertações dos alunos formandos farão parte da programação.
As dissertações da primeira turma a se formar abordam temas relacionados às mudanças climáticas, transição energética, a experiência do IVA na reforma tributária, gasto tributário, regras fiscais, entre outros.
Capacitação
A partir da inédita parceria entre o Comsefaz e a UNED/IEF, o Máster é uma oportunidade para o aprimoramento do conhecimento técnico sobre a administração tributária e financeira.
A coordenadora Acadêmica do Comsefaz para o curso é a professora doutora e auditora fiscal da secretaria de Fazenda de Minas Gerais, Célia Carvalho. O Máster é voltado para secretários e membros das Fazendas Estaduais.
A segunda turma do curso já foi selecionada e iniciou os estudos. Um seminário de lançamento foi realizado em julho, no Rio de Janeiro, com professores da Espanha e do Brasil.