Para o Comsefaz, o ano de 2023 começa com um colegiado renovado e com a convicção de que o Comitê continuará exercendo a integração entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita, Tributação ou Economia dos Estados e do DF e defendendo a autonomia e representatividade dos entes federativos na formação das políticas públicas do país.
Com o início dos novos mandatos nos Poderes Executivos estaduais, novos líderes foram nomeados para assumir as secretarias do Acre, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Conheça os perfis dos novos Secretários que atuarão à frente das 10 secretarias onde ocorreram reestruturações:
O Secretário Rômulo Grandidier é formado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia e pós-graduado em Auditoria Interna e Externa, Direito Tributário, Legislações & Contencioso Fiscal e em Auditoria Contábil e Gestão de Tributos. Foi professor universitário no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Vale do Juruá de 2003 a 2013. Também foi diretor do mesmo instituto no período entre 2008 e 2013.

O Secretário Jesus Vidal é economista pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap). Especializou-se em Gestão Fazendária, pela Unifap, e em Direito Tributário, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Foi subsecretário de Finanças do Município de Macapá. É fiscal da Receita Estadual da Secretaria de Fazenda do Estado do Amapá.

O Secretário Fabrízio Gomes Santos é auditor fiscal da carreira fazendária do estado do Ceará. Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CAEN), possui graduação em Economia pela Universidade Católica do Salvador (2004) e Mestrado em economia pela UFC/CAEN.

O Secretário Flavio César é graduado em relações públicas e pós-graduado em gestão e marketing integrados. Já atuou como secretário adjunto da Segov-MS e foi vereador entre os anos de 2009 a 2016, sendo presidente da Câmara Municipal de Campo entre 2009 a 2012.

O Secretário Wilson José de Paula possui especialização em Finanças Públicas pela Universidade de Bath/Inglaterra e pós-graduação em Administração e Política Tributária. Graduado em História pela Universidade de Brasília é auditor fiscal da Fazenda do Distrito Federal. Foi Secretário da Fazenda do Distrito Federal, já tendo ocupado cargos como coordenador da Unidade de Inteligência Fiscal e subsecretário da Receita, secretário-adjunto da Fazenda distrital.

O Secretário Emílio Joaquim de Oliveira Júnior é auditor fiscal da Fazenda do Piauí e doutor em Ciências Empresariais pela Universidade Unisul. Atuou ainda como professor universitário, consultor econômico na iniciativa privada e foi secretário adjunto da Fazenda estadual. É contabilista e administrador de empresas.

A Secretária Pricilla Maria Santana é mestra em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Possui graduação em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, graduação em História pela Universidade de Brasília e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. É ainda especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e servidora de carreira do Ministério da Economia, sendo seu último cargo de subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional

O Secretário Cleverson Siewert é Engenheiro Civil pela UFPR e pós-graduado em Marketing e em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. Foi diretor, conselheiro e presidente da Celesc. Em 2023, retorna ao cargo de Secretário da Fazenda, o qual ocupou no período de 25 de março a 31 de dezembro de 2010.

O Secretário Samuel Kinoshita é formado em Economia pelo Insper e possui mestrado em Economia pela Universitat Pompeu Fabra e Mestrado em Estatística pela Columbia University. Foi assessor especial do Ministério da Economia de 2019 a 2021 e membro do conselho fiscal do Banco do Brasil de 2020 até julho de 2022.

A Secretária Sarah Tarsila Araújo Andreozzi é economista, especialista em Recuperação Fiscal e Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília. Atuou como Auditora de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional e no Ministério da Economia, onde trabalhou como Coordenadora de Relações com Estados e Municípios, Gerente de Projetos e Auditora de Finanças e Controle. Também trabalhou no Conselho Fiscal da Caixa Econômica e foi Presidente do Conselho do Regime de Recuperação Fiscal (CSRRF) da Secretaria do Tesouro Nacional para assumir a Secretaria da Fazenda em Sergipe.
O Comsefaz dá as boas-vindas aos novos membros com a certeza que somarão ao colegiado de Secretárias e Secretários de Fazenda conhecimentos e expertises fundamentais para o fortalecimento dos estados no federalismo brasileiro.
Veja a lista completa do colegiado do Comsefaz aqui.