Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comsefaz prestigia Seminário de Gestão Pública Fazendária em Ribeirão Preto (SP)

O Comsefaz vai participar do 13° Seminário de Gestão Pública Fazendária, que ocorre dias 24 e 25 de julho, na Universidade Estácio, em Ribeirão Preto (SP). O evento, que terá sete painéis e 11 palestras, é promovido pela Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefinsp).

O diretor institucional do Comitê, André Horta, será um dos palestrantes no painel de abertura, que debate a Reforma Tributária e seus Impactos nas Administrações Públicas Municipais. Em sua fala, Horta discorrerá sobre o porquê que a reforma tributária é necessária, assim como o papel dos Estados e dos Municípios nesse ambiente de alterações legislativas. 

O painel contará também com a participação do auditor fiscal aposentado de Salvador, Artur Mattos, que destacará os “Impactos da Reforma Tributária nos Municípios”.

A moderação ficará sob a responsabilidade dos auditores fiscais Rafael Vilches (Santos) e André Motta Cheutchuk (SP).

Além da reforma tributária, aprovada em dezembro de 2023 e em processo de regulamentação no Congresso Nacional, a 13ª edição do SGESP vai pautar outros temas, como a taxonomia, exemplos de inovações no setor público, o sucesso dos consórcios municipais, a nova lei de licitações, entre outros temas importantes para as Fazendas brasileiras.

Acesse a programação completa aqui.

O Estado e os Municípios na reforma tributária

A Reforma Tributária no Brasil tem sido um tema de importante debate, especialmente no que diz respeito à distribuição de competências tributárias entre o governo federal, os estados e os municípios.

Atualmente, o sistema tributário brasileiro é bastante complexo e centralizado, o que gera muitas críticas e desafios para a eficiência e equidade na arrecadação de tributos.

Durante todo o processo que levou a aprovação da PEC 132/2023 e, agora,  durante a elaboração dos projetos de lei que regulamentarão o novo sistema tributário, o PLP 68/2024 e PLP 108/2024, representantes dos entes subnacionais trabalharam para garantir autonomia fiscal aos estados e municípios.

Últimas Notícias