As enchentes no Rio Grande do Sul, que já atingiram quase 1,5 milhão de pessoas no estado, também afetaram vários serviços públicos realizados por meio virtual. Um deles é a distribuição e disponibilização para consulta de Notas Fiscais (NF-e) e Certificado de Transporte (CT-e) eletrônicos.
A secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul emitiu uma nota, nesta quinta-feira (9), informando que todas as NF-e CT-e, autorizadas pela Sefaz Virtual do RS, não estão sendo compartilhadas com o Ambiente Nacional da Receita Federal/Serpro.
Ainda segundo o órgão do governo gaúcho, o problema começou às 16h da segunda-feira (6).
No momento em que esta nota foi redigida, o problema está impactando diretamente contribuintes de 15 estados do país. São eles: AC, AL, AP, CE, DF, ES, PA, PB, PI, RJ, RO, RR, SC, SE e TO.
“Consequentemente, todos os CT-e e as NF-es desses estados não estão sendo distribuídos para os destinatários por meio do web service de distribuição (Nota Técnica 2014.002 – e Nota Técnica 2015.002) e não estão disponíveis para consulta nos sites do Portal Nacional da NF-e (www.nfe.fazenda.gov.br) e no Portal Nacional do CT-e (www.cte.fazenda.gov.br)”, diz um trecho da nota.
As atualizações de regularização dos serviços que forem ocorrendo serão informadas nesses mesmos dois sites acima, aos quais os contribuintes devem se direcionar.