II Seminário sobre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWEB: Comsefaz e Gefin dão continuidade ao às atividades de aprimoramento dos usuários dos sistemas

II Seminário sobre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWEB: Comsefaz e Gefin dão continuidade ao às atividades de aprimoramento dos usuários dos sistemas

24 de outubro de 2022 Off Por comsefaz

Na última sexta-feira (21) ocorreu, desta vez no estado do Maranhão, mais um Seminário sobre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWEB. Realizado pelo (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), com o apoio técnico do Gefin (Grupo de Gestores das Finanças Estaduais), o evento é  um espaço para compartilhar conhecimentos e esclarecer as etapas e funções do sistema.


O Secretário de Fazenda do Maranhão, Marcellus Alves, falou sobre a importância do seminário para as fazendas estaduais. “O encontro é um relevante evento para as finanças públicas dos entes sub nacionais, à medida que discute temas relevantes para o equilíbrio fiscal e permite o intercâmbio de informações e experiências, desenvolvendo a cooperação entre os Estados. É um evento absolutamente essencial e oportuno, em razão do momento que o país atravessa”, disse Marcellus Alves.


Para a presidente do Gefin, Célia Carvalho, o encontro é uma oportunidade para aprofundamento e alinhamento das informações do eSocial, EFD-Reinf e DCTF-Web, permitindo melhor usabilidade (fases do envio dos dados e qualidade das informações) e funcionalidade dos sistemas (processamento das informações, elaboração e análise de relatórios).


Esses sistemas trazem grandes impactos para a regularidade fiscal dos estados e o processo de implantação deles é fundamental para garantia dos direitos previdenciários. O compartilhamento de experiências é fundamental para reduzir a incerteza na tomada de decisões, para fortalecimento das relações federativas e do nosso Federalismo Fiscal”, falou Célia Carvalho.


Os seminários sobre o eSocial, EFD-Reinf e DCTF-Web, realizados em agosto e outubro deste ano, estão disponíveis no canal oficial do Comsefaz no Youtube.