Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministro Roberto Barroso suspende os efeitos da Lei do Piso de Enfermagem até que seus impactos sejam analisados

Neste domingo (04/09), o ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a Lei 14.434/2022, que regulamenta o piso salarial da enfermagem. O ministro ainda determinou o prazo de 60 dias para que estados, municípios e o governo federal informem os impactos que a medida trará para a situação financeira dos entes federativos, para a manutenção dos empregos para a categoria e para a qualidade do sistema de saúde no país.


A decisão corrobora com o defendido pelo Comsefaz. A valorização da categoria necessita de indicação de fonte de financiamento para viabilizar a implementação da medida. “No fundo, afigura-se plausível o argumento de que o Legislativo aprovou o projeto e o Executivo o sancionou sem cuidarem das providências que viabilizariam a sua execução, como, por exemplo, o aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada” – disso o ministro do STF.


No dia 18 de agosto, os presidentes do Comsefaz, do CNS (Conselho Nacional de Saúde), do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), momento em que sugeriram a criação de uma Comissão para buscar possíveis fontes de recursos para possibilitar a implementação do piso.


O despacho do ministro será levado para análise dos demais ministros do Supremo no plenário virtual.

Últimas Notícias