Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O Comsefaz não quer mais apenas ser ouvido, quer ter  os pleitos atendidos”, afirma secretário da Fazenda do Acre na abertura do FIT 2023

O secretário de Fazenda do Acre, Amarísio Freitas, representou o Comsefaz nesta segunda-feira (28) durante a abertura do Fórum Internacional de Tributação (FIT 2023), realizado em Brasília/DF.

Amarísio Freitas destacou o momento em que o Brasil debate a reforma tributária e defendeu que o projeto final seja mais abrangente do que sugere o texto aprovado em julho pela Câmara dos Deputados.

– Não podemos perder o momento de propor uma reforma tributária mais abrangente e que transforme o destino da nossa nação. O texto aprovado na Câmara Federal tem pontos frágeis para o federalismo, que podem tirar poder dos estados… O que os estados querem é manter e levar mais politicas publicas necessárias à população”, disse.

O secretário de Fazenda do Acre lembrou que o Comsefaz é parceiro do FIT desde a primeira edição, destacou o protagonismo do Comitê no debate público e reforçou as pautas dos estados:

– Acredito em eventos como esse, que trazem ideias novas e importantes para que façamos uma reforma necessária para a nação, e não apenas fazer de conta. O Comsefaz participa e apoia o FIT desde a primeira edição. Não queremos apenas ser ouvidos, mas atendidos nos nossos pleitos, como o Fundo de Desenvolvimento Regional, o Conselho Federativo, que (como foi proposto na Câmara) não nos representa, já que atende só uma região, e não as outras…”, citou.

Outra mudança defendida é um tempo menor para a transição entre o modelo atual e o futuro sistema tributário que nascerá a partir da reforma. Amarísio lembrou que o debate sobre a reforma tributária vem sendo feito há décadas e, nem os atores que iniciaram a discussão no passado estavam acreditando que o projeto poderia ser aprovado:

Tem que haver um tempo menor de transição para que consigamos ver de fato,  na prática, a reforma. Algumas pessoas, que debatem a reforma há mais de 30 anos, não acreditavam muito que a reforma aconteceria. Então esse é um evento propício para debater com diferentes nomes e instituições. Contem com o Comsefaz na defesa de uma reforma tributária que mude o destino da nação”, concluiu.

Tributação progressiva

O primeiro painel do FIT 2023 debateu o tema central do evento: “Perspectiva da tributação progressiva no Brasil e a experiência internacional”. A mesa foi mediada pelo professor da Unicamp Eduardo Fagnani e teve como palestrantes o consultor do Cepal, CIAT e BID Dalmiro Morán e o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda Bernardo Appy.

Acompanhe a participação dos membros do Comsefaz no FIT 2023 através do nosso site e redes sociais. A programação completa você encontra no www.forumfit.org.br

Últimas Notícias