Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto que regulamenta acordo da Lei Kandir está na pauta da sessão deliberativa desta quarta-feira

Deve ser votado nesta quarta-feira (18), pelo Senado Federal, o Projeto de Lei Complementar 133/2020, que regulamenta o acordo firmado entre o governo federal e os estados para a transferência, pela União, de recursos para compensar as perdas de arrecadação provocadas pela Lei Kandir.

Pelo acordo, estados e municípios devem receber até R$ 65,6 bilhões até 2037. O acordo foi fechado no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 25 e homologado pelo Supremo Tribunal Federal, faltando apenas a aprovação do PLP 133/2020 para que as transferências sejam iniciadas.

A pauta do Senado desta semana foi definida nesta terça-feira, em reunião remota do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com lideranças partidárias. Eles acordaram realizar sessões deliberativas também na quinta-feira (19) e na quarta-feira da próxima semana.

De autoria do senador Wellington Fagundes ((PL-MT) e relatado pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG), o PLP 133/2020 começou a ser discutido ainda em agosto, mas foi retirado de pauta por divergências entre senadores quanto à extinção do fundo social do pré-sal, prevista na matéria.

Agora, vai a votação depois de ampla articulação dos estados e municípios junto ao governo e às Casas Legislativas. No dia 3 de novembro, governadores e secretários estaduais de Fazenda se reuniram com os presidentes da Câmara e do Senado para pedir pressa na votação da matéria.

Também tiveram audiência com o secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Jr., e com o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, tratando do mesmo assunto. Dois dias depois, em 5 de novembro, os senadores aprovaram o PLN 18/2020, que altera a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2020 para permitir que a transferência dos recursos seja iniciada ainda este ano.

Também está na pauta desta semana o Projeto de Lei 5.029/2020, que estabelece limite de financiamento de R$ 300 mil para a terceira etapa do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), entre outras matérias.

(Com informações da Agência Senado)

(foto: Marcos Oliveira / Agência Senado)

Últimas Notícias