Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Panoramic view of city center, buildings, hotels from tv tower, Curitiba, Parana, Brazil

Comsefaz realiza 26ª Reunião Ordinária nesta quinta-feira em Curitiba

Os secretários estaduais de Fazenda de todo o país estarão reunidos nesta quinta-feira (12), em Curitiba (PR), na 26ª Reunião Ordinária do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). A reunião acontecerá durante todo o dia no Hotel NH Curitiba The Five. Participarão secretários de Fazenda, assessores e entidades convidadas. 

A abertura oficial ocorrerá às 9 horas, com solenidade de boas-vindas oferecida pelo anfitrião do encontro, o secretário estadual da Fazenda do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Jr, seguida da palavra de saudação do presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles. O Comsefaz tem por finalidade promover a integração entre as secretarias de Fazenda, Finanças, Receita e Tributação dos Estados e do Distrito Federal, e a articulação conjunta em matérias de interesse comum, visando otimizar a gestão financeira e tributária dos Estados. 

Na pauta da reunião desta quinta estão avaliação da PEC Mais Brasil do Governo Federal, que inclui o Pacto Federativo; PEC da Previdência e PEC Paralela. Também será colocada em discussão a ADO 25, a Ação Direta de Inconstitucionalidade em discussão no Supremo, que trata dos repasses da União aos Estados e ao Distrito Federal como compensação às perdas da Lei Kandir. Os secretários vão discutir os termos da proposta apresentada pela União na última audiência pública no STF, no dia 3 de outubro, com a presença de governadores de vários estados. 

Também está na pauta temas como substituição tributária do ICMS – CNI e o PLP 223/2019, que prorroga de 2019 para 2033 o prazo de apropriação de créditos de ICMS sobre serviços de energia e comunicação. O projeto está em tramitação na Câmara Federal, com pedido de urgência na votação. A reunião contará ainda com palestra do economista Paulo Rabello de Castro, sobre as propostas de Reforma Tributária em tramitação no Congresso. 

REUNIÃO DO CONFAZ – Além da reunião do Comsefaz nesta quinta, Curitiba também sediará, nesta sexta (13), a 175ª reunião ordinária do Confaz (Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda). O Confaz é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda com a participação dos secretários de Fazenda, Finanças e Tributação dos Estados e do Distrito Federal, representantes do Governo Federal e assessores técnicos. O objetivo do órgão é discutir temas de natureza econômica, fiscal e tributária, por meio de suas reuniões ordinárias.

Últimas Notícias