Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comsefaz intensifica mobilização dos Estados em defesa da Reforma Tributária

Os 27 secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, reunidos nesta quinta-feira (26), em Recife (PE), decidiram intensificar a articulação política no Congresso Nacional em torno do apoio à Reforma Tributária e, em especial, da defesa dos pontos de interesse dos Estados para as mudanças no sistema tributário do país, em discussão na Câmara e no Senado Federal.

A ideia é mobilizar governadores e bancadas federais dos Estados na Câmara e no Senado para garantir a inclusão, na Reforma Tributária, da proposta do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). A proposta, que sintetiza o pensamento dos Estados com relação à Reforma Tributária, foi apresentada no início de setembro aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles, disse que a prioridade neste momento é conseguir as assinaturas necessárias para apresentar a proposta do Comitê como Emenda Substitutiva Global à PEC 45, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), em discussão na Câmara. São necessários 171 assinaturas para a apresentação da emenda. No Senado, a emenda já foi apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) à PEC 110, que trata da Reforma Tributária na Casa, tendo como relator o senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

O secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, disse que os secretários estaduais estão sendo protagonistas “de uma grande transformação” nas áreas tributária e fiscal do país. “Pela primeira vez em 34 anos os Estados estão unidos em torno de uma proposta única de Reforma Tributária. E isso nos coloca como protagonistas de uma grande transformação, diante dos impactos positivos que a Reforma Tributária poderá trazer para os Estados e para o país”, disse.

AMBIENTE FAVORÁVEL – Rafael Fonteles destacou na reunião do Comsefaz que há um ambiente político favorável no Congresso e no Governo Federal à aprovação da Reforma. “Há um contexto bastante favorável tanto no Congresso como junto ao Governo Federal em torno da Reforma Tributária, e precisamos aproveitar essa janela para garantirmos a inclusão dos pontos que defendemos”, observou.

Segundo ele, a Reforma Tributária é importante e necessária porque simplificará e padronizará o sistema tributário, possibilitando um ambiente de negócios mais favorável ao desenvolvimento. A Reforma Tributária foi um dos pontos da reunião do Comsefaz em Recife.

O encontro discutiu ainda diversos temas de natureza tributária, fiscal e federativo, como o Regime Próprio de Previdência dos Estados e inclusão de militares na Reforma da Previdência, alteração da lei complementar do plano de promoção do equilíbrio fiscal (PEF), ICMS sobre veículos, substituição tributária do ICMS, entre outras pautas.

Últimas Notícias