“Fórum dos Governadores: a importância da sua institucionalização para o fortalecimento do federalismo brasileiro”. Seminário encerra a agenda de eventos do Comsefaz deste ano

“Fórum dos Governadores: a importância da sua institucionalização para o fortalecimento do federalismo brasileiro”. Seminário encerra a agenda de eventos do Comsefaz deste ano

1 de dezembro de 2022 Off Por comsefaz

A importância da institucionalização do Fórum dos Governadores para o fortalecimento do federalismo brasileiro é o tema central do seminário promovido pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazendas dos Estados e do Distrito Federal, no dia 07 de dezembro, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Realizado na véspera da 39º Reunião Ordinária do Comsefaz, as apresentações encerram o Ciclo de Eventos deste ano com chave de ouro.

A abertura do  seminário será às 18h e contará com a presença da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte – Fátima Bezerra, do Presidente do Comsefaz e Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco – Décio Padilha e do Secretário de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte – Carlos Eduardo Xavier.

Um diálogo rico para o federalismo brasileiro está garantindo na mesa principal do Seminário, que conta com apresentações do o ex-Governador e senador eleito do Piauí, Wellington Dias, que falará sobre sua experiência na coordenação do Fórum Nacional dos Governadores; do ex-Secretário de Fazenda e Governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles, e do Prof. Francisco Lopreato (IE/Unicamp), que fará uma exposição sobre a baixa institucionalidade nos estados na atual configuração federativa, desencadeando o declínio dos estados ao longa das últimas décadas e a redução da capacidade dos governadores realizarem políticas e coordenarem seus municípios. A mediação do debate será conduzida pelo diretor institucional do Comsefaz, André Horta.

O seminário será híbrido, presencial e online, sendo transmitido ao vivo pelo canal do Comsefaz no YouTube. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para mais informações.